Central Odontológica contabiliza 22 mil procedimentos em 2017

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contabilizou mais de 22 mil procedimentos na Central de Especialidades Odontológicas de janeiro a outubro de 2017. Por mês, a média é de 350 encaminhamentos para todas as especialidades oferecidas na unidade.

Do total de consultas, a maior parte da demanda no ano passado foi absorvida pelas cirurgias. No período, o CEO registrou 1.570 procedimentos de cirurgia geral.

Os serviços disponibilizados na unidade estão estabelecidos na portaria nº 1.461/11 do Ministério da Saúde, que contempla diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; e atendimento a pessoas com necessidades especiais.

A unidade também conta com serviços de prótese dentária, por meio do Laboratório Regional de Prótese Dentária, Odontopediatria, e Clínica Geral para os usuários que moram na região central da cidade. Finalizado o tratamento, o paciente fica em estágio de observação o tempo necessário.

Tempo de espera

Em média, o período de espera por consulta é de 20 dias, com exceção da endodontia, devido à complexidade da especialidade. Dentre os avanços registrados no ano passado, por meio da central de regulação, a CEO reduziu de 90 dias para um mês dias o tempo de espera para atendimento inicial para a prótese dentária.

Estrutura

A Central de Especialidades Odontológicas possui 22 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos em prótese dentária. O horário de funcionamento da unidade é das 7 às 17 horas.

No período noturno, parte do espaço é utilizada pelo curso de Odontologia do Imes Catanduva. A unidade conta com nove consultórios odontológicos completos, aparelhos periféricos e de raio-x intraoral, além de laboratório de prótese dentária.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas